Direitos descartáveis

Written by polart on outubro 9th, 2011

Catadores de materiais recicláveis apresentam as dificuldades desse trabalho no dia-a-dia

Cássia Alves, Veronica Brito e Weder Marques, colaboradores da Vira em Guarulhos (SP)*

*Texto e fotos produzidas por estudantes da Escola Estadual Maria Aparecida Rodrigues, de Guarulhos (SP). O trabalho resulta de uma oficina realizada pelo projeto de monitoria Ciências Sociais Linguagens e Tecnologias, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


DSC01904(2)

Hoje, no Brasil, existem 500 mil catadores de lixo. Deste total, dois terços trabalham em São Paulo e, em sua maioria, têm entre 40 a 55 anos, segundo informações de Rodrigo Martins, da Agência USP. O trabalho dos catadores consiste em recolher material descartado que pode ser reciclado, como papéis, vidros, metais etc.

Atualmente, a dificuldade em encontrar trabalho após os 40 anos leva algumas pessoas a recorrer ao trabalho de catador como meio de sobrevivência. Em Guarulhos (SP), no Bairro dos Pimentas, esta realidade não é diferente, como é possível notar na entrevista com a catadora Joana (nome fictício), que nos relatou os motivos que a levaram a esse trabalho.

Ao se separar do marido, grávida e com dois filhos pequenos e sem nenhuma qualificação profissional, Joana encontrou apenas esta alternativa para sobreviver. Quando se mudou para Guarulhos sofreu muita discriminação pelas suas condições, chegando a passar fome. Quando ganhou uma geladeira velha e a transformou em um carrinho de catador, passou a obter o seu sustento com este trabalho.

Na nossa sociedade, podemos perceber que os indivíduos que só possuem sua própria força de trabalho e não encontram emprego, têm na coleta de materiais recicláveis uma fonte de sobrevivência. O que para muitos é lixo que não serve mais pra nada, para outros se torna fonte de renda. Esses catadores, além de ganhar a vida coletando e separando materiais recicláveis, ajudam a preservar o meio ambiente.

A renda mensal deles é muita baixa, chegando a menos de um salario mínimo. Além da remuneração insuficiente, não possuem direitos garantidos, como carteira assinada, seguro desemprego, entre outros. O valor do salário deve-se também aos atravessadores que compram os matérias dos catadores por um preço muito baixo e os revendem por um preço mais alto.

O trabalho de catador é muito insalubre, porque eles ficam expostos ao risco de pegarem doenças. A profissão é arriscada devido ao fato de não possuírem proteção e ficarem vulneráveis à contaminação.

Devido a esse grande número de catadores em várias regiões do Brasil, eles começaram a se organizar em nível local em cooperativas e até mesmo em nível nacional, reivindicando direitos trabalhistas para esse ofício. Um exemplo dessa organização é o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, que existe há 10 anos e luta por seus direitos através de passeatas.

Apesar da profissão não ser ainda respeitada, esse é um meio de sobrevivência digno diante do processo de precarização do trabalho formal. Além disso, é um meio de ajudar o meio ambiente contra os efeitos da acumulação dos resíduos produzidos pela população. Por isso, antes de olharmos torto para aqueles que limpam nossa cidade, devemos ter respeito e ajudá-los na transformação dos seus direitos e na responsabilidade com o mundo.

DSC01905(2)


DSC01898(2)


 

Comments are closed.